Mi, 33 anos, sexo feminino, residente em Contagem/MG diz: “Grande problema com disciplina, com começar e terminar qualquer coisa. Exemplo: estudar para um concurso, projetos, planos e até sonhos…O que fazer?
Prezada Mi,
Uma das perguntas que eu te faria se eu fosse seu terapeuta seria: ” – Será que você realmente quer isso que você diz que quer neste momento da sua vida ? Se você tivesse que me responder afirmativamente esta questão, que “justificativas” você me daria? Penso que estas respostas podem, até certo ponto, te ajudar a esclarecer melhor os motivos pelos quais você acha que quer realizar estas coisas… Trata-se de um desejo seu ou um desejo imposto por outra pessoa? Isto é realmente importante pra você neste momento? Mesmo?
Lembre-se de uma situação passada na qual você também desejava muito conquistar algo e/ou concluir uma atividade e você tenha conseguido. Por que nesta situação você iniciou e concluiu a atividade? O que de diferente havia naquela(s) situação(ões) que permitiu com que você conseguisse levar a atividade adiante?
Por que eu estou te perguntando isso? Porque eu tenho certeza que você já iniciou e finalizou várias atividades na sua vida que eram importantes pra você. Ou seja, quando você realmente quis algo, você foi lá e fez! Enfrentou barreiras, obstáculos, mas foi lá e fez… Ou seja, quando a gente está realmente com o propósito de realizar algo, a gente se organiza e se compromete de todas as formas possíveis para que aquilo de fato ocorra! E você já fez isso antes na sua vida.
Portanto, retomo a pergunta inicial: – Será que você realmente quer isso que você diz que quer neste momento da sua vida ? Pense nela com carinho…Creio que ela te trará boas pistas…
Outro ponto a ser considerado: para se chegar no topo de uma escada, é preciso subir degrau por degrau… Fico me perguntando até que ponto você pode estar “saltando alguns degraus” e, com isso, encontrando dificuldades e desanimando… Ou seja, um bom planejamento, incluindo tarefas das mais fáceis para as mais complexas é extremamente importante, a fim de que você vá adquirindo confiança e vontade de continuar a trajetória!
Um abraço,
Ghoeber Morales.