Nesta semana recebi uma pergunta da “Nenem”, de 34 anos, residente de Belo Horizonte. Foi a seguinte: “- Estou muito perdida. Tenho uma empresa no ramo alimentício e os negócios não estão indo bem, e com isso fico muito ansiosa e não consigo pensar em algo inovador pro meu restaurante. O que fazer?”
Nenem, em situações como a que você está passando, respostas de ansiedade são comuns e esperadas. O fato de, neste momento, você “não conseguir pensar em algo inovador”é claramente um reflexo da situação que está causando isso, que é o fato da sua empresa estar passando por dificuldades neste momento.
Portanto, talvez a hora não seja a de pensar em nada muito inovador e sim fazer o “feijão com arroz” funcionar melhor. Atitudes não tão inovadoras, mas bem realizadas, muitas vezes são suficientes para trazer bons resultados. Creio que se você tirar o foco da inovação e se dedicar em ações mais triviais possa ser um bom caminho. Ou seja, talvez o momento seja de “sair do sufoco” com atitudes mais simples… Depois de resolvida a situação, ideias inovadoras surgirão com mais tranquilidade, já que a pressão vivenciada neste momento já terá passado.
De qualquer forma, uma atividade para fazer surgir alguma ideia mais inovadora pode ser fazer uma espécie de jogo/competição na qual você inventa uma situação-problema semelhante a que você está vivendo e solicita a diferentes pessoas que listem num papel toda e qualquer tipo de ideia que vier à cabeça para resolver a situação. Desde ideias mais “absurdas” à princípio, até ideias mais plausíveis… Geralmente das ideias tidas como “absurdas” é que saem outras ideais inovadoras e possíveis de serem colocadas em prática!
Boa sorte e um abraço,
Ghoeber Morales