2013 está com os dias contados! Para muitos, é um momento de fazer um balanço de como foi o ano e planejar o seguinte… O que você enxerga quando olha pra trás neste ano? Quais foram as suas conquistas e o que ficou faltando, no seu ponto de vista?
Sabemos que alcançar um objetivo envolve clareza do mesmo, além de foco e planejamento adequado. No geral, não é algo que acontece do dia para a noite. Você consegue descrever os passos que tomou ao longo do ano e que foram cruciais para atingir seu objetivo? Está sensível aos esforços que você fez ao longo deste período? Ciente dos compromissos que você abriu mão, das escolhas que você fez que permitiram chegar até aqui? Já se parabenizou por isso?
Provavelmente há algumas coisas que não foram efetivadas neste ano, mas que estavam na sua lista em Janeiro de 2013… Aliás, onde está sua lista? Na “cabeça”? Sugiro então que para o próximo ano você anote tudo num papel e guarde-o com carinho num lugar onde você possa, de tempos em tempos, ter acesso a ele. Talvez seja preciso fazer uma recalibragem ao longo do ano, ajustar metas e prazos… Para os mais antenados, vale anotar no celular, tablet ou qualquer outro dispositivo, desde que você tenha acesso a essa lista posteriormente e com facilidade.
Afinal, deixar um planejamento destes apenas por conta da memória é tão frágil quanto um barco de papel na correnteza… Certamente, num dado momento do trajeto, vai se desfacelar!
Para aquelas metas não alcançadas, sem chororô! Saber os motivos pelos quais você não as atingiu só será importante se você utilizá-los para um melhor planejamento do ano que vem. Fora isso, serão lágrimas derramadas, e só! Aliás, só não… Você vai fazer seu organismo gastar energia ao produzi-las. E, se for pra “gastar” energia, que tal utilizá-la investindo em você mesmo (a)? Em ações alinhadas com seus sonhos e desejos?
Obrigado pela oportunidade de, desde Agosto deste ano, estar mais próximo de você e poder compartilhar e trocar experiências e aprendizados. Desejo que o ano de 2014 seja apenas o início de uma nova etapa da sua vida, mais congruente com aquilo que de fato faz sentido e toca o seu coração… E que a mudança comece em você!
Grande abraço,
Ghoeber Morales