Sabe aquilo que te torna ÚNICO? Pois é, tô falando dessa “voz”… Muitas pessoas me procuram e querem orientações/direcionamentos/estratégias/conselhos de como construir uma vida com mais sentido, especialmente no âmbito profissional.
Apesar sim de haver algumas diretrizes básicas, outras mais refinadas, tem uma que eu acho que não tem erro: encontrar a sua voz. Às vezes passamos dias, meses (e infelizmente até anos) reproduzindo coisas que fazem sentido para outras pessoas, para a sociedade em geral, para os nossos familiares, cônjuges, pro cachorro, pro papagaio, pro periquito… mas não pra gente!
Coisa de louco, né? Não!!! Você já se pegou assim? Como você se sentiu (ou se sente?).
“Achar a sua voz” tem a ver com ser autêntico(a) e congruente com você em primeiro lugar. Pois quando a gente encontra a nossa voz, a gente não quer mais estar em outro lugar, tamanho o sentido que isso faz. E por que faz tanto sentido assim? Porque está alinhado com os nossos valores, que guiam nosso modo de pensar, sentir e agir. “Achar a sua voz” tem a ver com aquele “jeitinho de fazer” que só você tem, com todas as eventuais “esquisitices” que você tem (não me venha falar que você não tem, pois felizmente todos nós temos, rs).
Essa é a sua voz, aquela que grita mais alto dentro de você, e que eventualmente você tenta abafá-la… Como seria se você desse vazão à ela? O que verdadeiramente você sentiria?
Trazendo essa reflexão para a sua prática profissional, como você percebe que a “sua voz” aparece? Quando as pessoas comentam coisas do tipo “- Você tem que ir lá no fulano, na ciclana (em você), porque ele/ela é excelente!”, essas pessoas estão falando exatamente o que sobre você? A quais aspectos de você eles estão se referindo? Você sabe identificar?
Encontrar a sua voz e dar vazão à ela é, sem sombra de dúvidas, algo que vai te ajudar a potencializar resultados em sua vida (em todos os âmbitos, para além do profissional, acredite!). Eu demorei algum tempo para descobrir, criar coragem e dar vazão a minha “própria voz”, e continuo atento para continuar refinando-a. Sim, eu também tive medo de mostrar a minha voz aos outros e vejo que esse medo é muito frequente… Afinal, julgamos e somos julgados o tempo todo.
Portanto, esse texto é pra tentar encurtar um pouquinho o tempo que você está perdendo e te falar uma coisa: “- Deixa de ser besta, mostre ao mundo o que você tem de melhor, solte a sua voz e esteja preparado para ser aplaudido de pé! Porque eu te garanto: quando você soltar a sua voz, sempre vai ter gente que vai achá-la linda, que vai se conectar com ela e querer ouvi-la com frequência. Vai ser a voz preferida no Spotify!
Haverá também, claro, quem não vai curtir sua voz (ou mesmo não vai curtir nem mesmo seu suspiro). E tudo bem 🙂 Não tem problema não! Existem plateias de sobra… Encontre a sua e coloque o microfone no volume máximo!!!
Se esse texto fez sentido pra você, gostaria de saber o que você pensou… Deixe aqui nos comentários ou, se preferir, me escreva inbox.
Vamos juntos?
Um abraço,
Ghoeber Morales