13 APRENDIZADOS DE UM JOVEM EMPREENDEDOR
Hoje faz 3 anos que estou empreendendo. No dia 01/08/2013 lancei meu site (www.ghoebermorales.com.br) e inaugurei uma nova etapa na minha vida.
Bem resumidamente, para aqueles que não me conhecem, esta foi minha trajetória profissional antes de começar a empreender:
Após minha graduação em Psicologia na UFMG (2003), abri meu consultório e comecei a atuar como terapeuta comportamental (minha paixão), fiz Mestrado em Análise do Comportamento na PUC/SP (defesa em 2006) e por quase 8 anos fui professor de Psicologia em cursos de graduação e pós graduação, chegando inclusive a coordenar uma Especialização em Terapia Comportamental.
Em 2013, insatisfeito com a carreira de professor (nos moldes em que a educação se configurou no nosso país) escolhi abrir mão do salário fixo, status e prestígio dentro da comunidade científica e acadêmica e passei a empreender na Psicologia e na área de Coaching, cujo contato inicial ocorreu em 2012. Atualmente, além de continuar exercendo a psicologia clínica, ofereço serviços de coaching, ministro workshops, palestras e treinamentos comportamentais.
De lá pra cá, muitas descobertas e aprendizados, que compartilho agora algumas delas com você. Vale lembrar que falarei um pouco da minha experiência e também do que tenho visto por aí (tanto em meu próprio consultório, a partir da troca de experiências com outros profissionais e também via leitura de publicações especializadas). Portanto, elas podem ou não fazer sentido pra você.
1) A trajetória costuma ser cheia de altos e baixos, erros e acertos. Não se trata de nada muito linear. E é justamente por este fato que ocorrem muitos aprendizados e desafios que fazem, do processo, algo divertido, estimulante, empoderador, mas ao mesmo tempo repleto de sensações como ansiedade, medo e angústia.
2) Acomodar-se ao chegar na zona de conforto é um tiro no pé. Após atingir resultados satisfatórios e aparentemente duradouros, a vontade é apenas de reproduzir o que vem dando certo. No entanto, o cenário muda constantemente e manter a mesma estratégia limita a conquista de resultados e abre brechas para aqueles concorrentes que conseguem ficar sensíveis às mudanças e antecipar produtos e serviços mais adequados à nova realidade.
3) Você pensará quase que o tempo todo em seu empreendimento. Afinal, isto é uma das coisas mais importante da sua vida. Não é de se espantar que você se relacione com isso praticamente o tempo todo. No entanto, cuidado para não virar um chato e antissocial.
4) Há pessoas que não conseguirão lidar bem com seu sucesso. Isso pode aparecer de diversas formas: desde comentários nos bastidores, denegrindo de alguma forma a sua imagem, até ações concretas nesta direção. Acostume-se e dê pouca atenção a isso. Continue focado no que você acredita fazer sentido e naquilo que está alinhado aos seus valores.
5) Você será copiado. Inclusive pelas mesmas pessoas que tentam te derrubar de alguma forma. Lembra daquela máxima “quem desdenha, quer comprar”? É assim!
6) Caso queira expandir sua atuação, você conseguirá isso com mais rapidez com a ajuda de outras pessoas. Parceiros, uma equipe, colaboradores. Há várias maneiras, com vantagens e riscos em cada uma delas. É preciso avaliar com cautela, sempre levando em consideração o seu jeito de ser e de fazer. Analise com carinho e com respeito a você mesmo quais são as suas características. Obviamente você pode (e deverá) fazer algumas mudanças ao longo do caminho, algumas adequações. Mas ficar sensível a sua personalidade e, a partir dela, escolher a sua forma de crescer, é fundamental.
7) Faça bom uso das redes sociais. Elas estão aí, que você goste ou não. E acredito que vieram para ficar (por muitos anos). Cada hora uma mais evidente do que a outra, mas todas podendo funcionar como poderosas ferramentas de divulgação dos seus produtos e serviços. Uma dica: use com moderação.
8) Empreender te fará mais criativo. Afinal, aquilo que você oferece provavelmente também é oferecido por outras empresas. Para se destacar e diferenciar, inovar é fundamental. Sair do lugar comum e trazer soluções que atendam seu público exige que você pense fora da caixa, amplie seu foco e surpreenda as pessoas.
9) Você não agradará a todos. Fique tranquilo, felizmente isso é natural. Algumas pessoas se conectarão com seu produto ou serviço, com a marca que você deixa, com os valores embutidos em suas ações, enquanto outras pessoas não o farão. Estas pessoas que não se conectarão, serão atendidas por outras empresas e profissionais. E está tudo certo. Foque no seu público.
10) Faça bem feito o arroz com feijão. Solidifique o que você sabe fazer de melhor, em primeiro lugar. Arriscar-se é importante, faz crescer. Mas cuidado para não perder a essência do que faz de você e do seu produto ou serviço um diferencial no mercado.
11) Não se deslumbre. Mantenha suas origens e raízes bem firmes. Fazer sucesso é fácil. Manter-se lá é outro departamento. E é nele que suas raízes darão mais frutos ainda, fazendo a colheita ser abundante e geradora de mais sementes.
12) Nunca se esqueça de que é você quem faz acontecer. Por mais que você possa contar com uma rede de apoio que facilite seu empreendimento, é você quem dá o tom, quem dirige, quem comanda. Ninguém tem nem terá tanto amor e dedicação a ele quanto você.
13) Comemore, celebre cada conquista! Não se esqueça de que cada passo, por menor que pareça, é importante. Não espere o “gran finale” chegar para isso. Já está dando certo, neste exato instante. Aproveite o momento presente, o melhor e único que você tem agora.
Grande abraço,
Ghoeber Morales